background image

ARTLANT PTA Inicia Produção

A ARTLANT PTA arrancou com a produção de ácido tereftálico purificado – PTA - destinado ao fabrico de polímeros de poliéster, maioritariamente utilizados no sector alimentar – embalagens de PET e no sector têxtil – fibras. Localizada em Sines, a nova unidade é a mais recente e moderna fábrica europeia de PTA e um dos principais projectos industriais construídos em Portugal, num investimento superior a 400 milhões de euros.

Sines, 29 de Março de 2012 – A ARTLANT PTA iniciou a sua laboração na passada semana e já está a fornecer a sua carteira de clientes. A unidade tem uma capacidade instalada de 700 mil toneladas de PTA (ácido tereftálico purificado), que serão utilizadas maioritariamente na indústria de poliéster, para produção de fibras e de embalagens de PET – material 100% reciclável. Com esta capacidade a ARTLANT PTA tornar-se-á no segundo maior produtor Europeu com a mais recente e moderna unidade industrial em toda a Europa.

Equipada com tecnologia de ponta, o desempenho da unidade industrial, quando comparado com unidades congéneres, irá permitir uma optimização do consumo energético e uma redução significativa nas emissões de compostos orgânicos voláteis para a atmosfera.

Tendo em conta os actuais preços no mercado internacional, em ano cruzeiro a facturação anual poderá superar os 600 milhões de euros. A fábrica de Sines estima uma exportação de 95% do volume da sua produção e criará cerca de 400 postos de trabalho directos e indirectos.

A localização em Sines é estratégica e facilitará o escoamento do produto para todo o Mundo, de forma célere e económica. O mercado chave da ARTLANT será a Europa, pela sua proximidade, mas as regiões alvo incluem também África, CEI e Estados Bálticos, o Médio Oriente, a Índia e o Brasil.